Responsabilidade social corporativa no atendimento ao cliente

Os pilares de ESG, representados pelos termos Ambiental, Social e Governança, cada vez mais determinam o futuro das empresas. A responsabilidade social corporativa estabelece um grau de profundidade maior na relação com os clientes.

Ao adotar práticas sociais para melhorar o relacionamento com o público, a empresa agrega valor aos seus produtos e serviços. Em meio à competitividade do mercado, é preciso criar diferenciais de destaque para atrair e fidelizar os clientes.

Neste post, falamos sobre a importância da responsabilidade social nas empresas, trazendo exemplos de iniciativas corporativas. Continue lendo, veja como ter responsabilidade e integrar valores sociais na sua empresa!

A importância de liderar com valores

Ser um líder voltado para resultados é fundamental em toda empresa que almeja crescer, porém, quando envolve o ESG, o objetivo vai além. A liderança baseada em valores confere autenticidade à marca a partir de uma conduta transparente, honesta e simples, alinhada de modo positivo entre gestores e suas equipes.

A liderança pautada em princípios tão importantes gera um ambiente de trabalho saudável e colaborativo, com senso de pertencimento e alto nível de engajamento. Os colaboradores se sentem seguros para participar e opinar sem o receio de serem ignorados por suas lideranças.

Nesse contexto, a responsabilidade social que começa de dentro para fora reflete em toda a base de stakeholders. Os colaboradores trabalham para garantir eficiência, os clientes satisfeitos falam bem da empresa, os fornecedores confiam na parceria e os investidores sentem segurança para fazer seus aportes.

Exemplos de iniciativas de responsabilidade social corporativa

Antes de tudo, é importante entender o conceito de responsabilidade empresarial ou simplesmente RSE. Nele, as empresas de diferentes portes e segmentos se comprometem com ações e práticas éticas que envolvem tanto o meio ambiente quanto a comunidade em seu entorno. 

Com isso, embora a questão econômica e de lucratividade seja importante, os impactos sociais e ambientais se sobrepõem. Na tomada de decisões, empresas socialmente responsáveis consideram todo o contexto que envolve os pilares do ESG.

Entre as iniciativas que fortalecem esse compromisso, destacamos: 

  • campanhas com foco em sustentabilidade;
  • criação de programas ambientais;
  • patrocínio de programas de incentivo ao esporte e cultura; 
  • doação de valores a organizações sem fins lucrativos;
  • estímulo ao voluntariado de funcionários;
  • definição de boas políticas de diversidade e inclusão;
  • transparência na prestação de contas;
  • investimento em inovação.

Impacto na fidelização e satisfação do cliente

Com a transformação digital, o ambiente online se tornou um espaço de muitos debates e questionamentos. Se antes era preciso criar eventos e fomentar o comparecimento e participação, agora está cada vez mais fácil fazer campanhas de conscientização.

A velocidade com que uma informação se propaga pode exaltar uma empresa ou comprometer sua reputação. A responsabilidade social corporativa estabelece uma conduta prática e linear, e não apenas um discurso para se encaixar no pilar S.

Em relação à sustentabilidade, o consumidor da era digital é antenado e mais consciente do seu papel e responsabilidade em relação ao futuro do planeta.

Já em relação ao trabalho, a maioria prefere comprar de empresas que valorizam seus colaboradores e proporcionam um bom ambiente, de bem-estar e crescimento individual e coletivo.

É importante salientar que empresas com boa reputação têm mais chances de serem recomendadas pelos clientes. A transparência e ética no atendimento, da prospecção ao pós-venda, tende a gerar uma relação mais duradoura — é possível que o consumidor ou cliente se torne um promotor natural da marca.

Como integrar valores sociais na estratégia de atendimento

Com tantas alternativas no mercado, o que fazer para que o consumidor prefira a sua marca e não a do concorrente? Um produto ou serviço de qualidade já não é o suficiente para determinar uma decisão favorável e fidelidade a uma marca.

A responsabilidade social incorporada ao atendimento transmite credibilidade e confiabilidade quando o público percebe a transparência e honestidade na interação — mais do que ganhar dinheiro, o intuito é solucionar problemas e deixar o cliente satisfeito.

Para garantir um atendimento sustentado nas práticas de ESG com ênfase na responsabilidade social, mudanças internas são necessárias. Veja o que fazer para aderir a esse movimento na sua empresa!

Revise os princípios e valores da sua empresa

Analise o cenário atual da sua empresa em relação aos valores e princípios éticos praticados para, só então, pensar de forma mais abrangente. Essa revisão é essencial para conectar as aplicações do ESG ao que você deseja para sua empresa desse momento em diante.

Avalie a transparência e honestidade na comunicação do time de atendimento com os consumidores e clientes. Talvez seja necessário estabelecer mais de um padrão de conduta, com diálogos e soluções personalizadas sem, contudo, fugir das premissas ESG.

Instaure uma cultura de acolhimento

Para atender bem e proporcionar uma experiência única e positiva ao público externo é preciso, antes, cuidar do público interno. A cultura de acolhimento foca na segurança, saúde mental e bem-estar dos colaboradores para aumentar o senso de pertencimento.

O equilíbrio da vida pessoal e profissional é fator motivacional que gera ganhos para a empresa. Um colaborador com flexibilidade na jornada e autonomia de trabalho não só atenderá bem cada cliente, como dificilmente pensará em buscar oportunidades no mercado.

Promova uma gestão inclusiva

A diversidade e a inclusão são pautas recorrentes no mercado de trabalho, salientando a importância das empresas estabelecerem políticas sólidas de combate à discriminação e preconceito.

Na responsabilidade social sob a ótica do ESG, as empresas precisam urgentemente de uma reformulação do mindset quanto à valorização de talentos, sem distinção, priorizando hard e soft skills na hora de contratar.

Os líderes devem estar preparados para reconhecer os talentos, orientar sobre as atividades e dar todo o suporte para garantir a excelência do atendimento. O melhor tratamento dispensado ao cliente é um reflexo de como os colaboradores são tratados internamente.

Tenha um ambiente seguro e sustentável

Um bom ambiente empresarial é aquele percebido e reconhecido como seguro por colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. Os clientes que se preocupam com as questões de segurança e sustentabilidade, certamente, observarão iniciativas que visam à redução de impactos.

Do desperdício à eficiência, diversos são os caminhos que podem ser tomados com iniciativas que reduzem custos e aumentam a capacidade produtiva sem comprometer o meio ambiente, o que não passará despercebido aos clientes mais atentos.

Apoie programas e projetos sociais

Junto às políticas de diversidade e inclusão, a empresa pode também criar programas de apoio e assistência social à comunidade. Por meio de subsídios, patrocínios e parcerias, a empresa pode se engajar em causas sociais de impacto educacional e esportivo, por exemplo. 

Existem diversos projetos em busca de apoio e recursos financeiros para dar andamento às atividades. Muitos se desenvolvem sem qualquer fim lucrativo, com a intenção de fomentar o crescimento da população local e proporcionar melhorias.

A responsabilidade social corporativa por esse viés fortalece a imagem da marca e atrai a atenção dos consumidores. Empresas que se envolvem e exercem a RSE de forma efetiva se tornam referência e melhoram o relacionamento com seus clientes.

Um dos pilares da ESG é a eficiência operacional que, no atendimento ao cliente, pode ser alcançada com a otimização dos processos. Estabelecer um fluxo dinâmico, transparente e enxuto faz com que o cliente obtenha respostas rápidas e satisfatórias, potencializando uma fidelização instantânea.

Se você gostou deste post, aproveite para conferir mais um conteúdo, desta vez sobre os benefícios de usar a empatia no atendimento para melhorar a experiência do cliente!

Veja também:
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