Desenvolvimento de competências em tecnologia na era da Inteligência Artificial

As constantes mudanças na área tecnológica exigem o desenvolvimento de competências, especialmente, técnicas. A longevidade da carreira em TI depende de o profissional se manter atualizado e acompanhar as tendências do mercado.

Investir em mentorias e treinamentos para desenvolver habilidades tecnológicas é uma estratégia que traz ganhos de médio e longo prazos. Ter um perfil desejado e valorizado pelas grandes empresas requer esforços de aprendizado. 

Neste post, falamos sobre a importância das hard skills de TI para os profissionais que almejam avançar em suas carreiras. Continue lendo e veja dicas e recursos que podem favorecer o crescimento profissional nessa área!

O que são hard skills?

Para validar a importância das habilidades técnicas é preciso, antes, entender o que são e como influenciam o desempenho no trabalho. Ao ocupar determinado cargo, um profissional deve apresentar aptidões que permitam executar suas tarefas com eficiência. 

As hard skills, ou habilidades técnicas, são características que determinam o grau de competência para exercer uma função. São critérios que habilitam e concedem ao profissional menor ou maior autonomia sobre suas atividades diárias.

Junto com as soft skills, ou habilidades comportamentais, formam o conjunto de competências que uma empresa busca no perfil profissional.

Entre diplomas, certificados, testes práticos e outros formatos, é possível comprovar as competências técnicas e usar a favor na disputa por uma vaga de emprego ou posição dentro da empresa.

Por que investir no desenvolvimento de competências tecnológicas?

Na área de TI, a formação técnica é essencial e até mesmo obrigatória em virtude da necessidade de um profissional com habilidades específicas. Se tratando de tecnologia, atuar como desenvolvedor ou programador, por exemplo, exige o conhecimento técnico em linguagens próprias do segmento.

É nesse contexto que o desenvolvimento de competências se faz relevante, ou seja, para agregar valor ao perfil e tornar o currículo mais atrativo. Quanto maior o conhecimento técnico, maiores serão as chances de participação em projetos desafiadores e de destaque para a empresa.

Necessidade de habilidades em IA e automação

Oferecer qualificações diferenciadas, levando em conta as exigências do mercado, é uma estratégia inteligente para todo profissional de TI. Os impactos da Inteligência Artificial e da automação no mundo corporativo como um todo demandam conhecimento aprofundado dos profissionais da área.

Duas aplicações revolucionárias surgidas em meio à transformação digital que têm como base a inovação e podem ser usadas por empresas de todos os setores e segmentos.

Para conquistar boas oportunidades de trabalho é fundamental se especializar e conhecer os desafios que envolvem os produtos e serviços associados a esse tipo de tecnologia avançada.

Considerando a premissa de que tanto a IA quanto a automação podem substituir a mão de obra humana, é imprescindível buscar meios de utilização complementar e não substitutiva. 

É nesse viés que os profissionais de TI devem caminhar um passo à frente para se destacar em meio a tantos perfis. Os requisitos para seguir uma carreira em IA ou automação vão além das competências técnicas.

A capacidade de apresentar ideias e possibilidades inovadoras, será válido apostar em skills comportamentais voltadas para essa nova era: 

  • disposição para a aprendizagem contínua;
  • pensamento crítico com foco na resolução de problemas;
  • comunicação transparente e atuação colaborativa;
  • ética e inteligência emocional;
  • flexibilidade e adaptabilidade;
  • mindset de crescimento;
  • desenvolvimento de networking;
  • atualização constante.

Quais os benefícios da mentoria no desenvolvimento de carreira?

A mentoria de carreira ajuda o profissional a encontrar o melhor caminho para aplicar suas habilidades e competências. Como em TI são muitas as possibilidades de atuação, um profissional especializado auxiliará na identificação de qualificações que precisam ser desenvolvidas.

O mentor é alguém com ampla bagagem, de conhecimento e experiência, com autoridade suficiente para apoiar o profissional dentro do processo. Entre análises, orientações e feedbacks, o mentorado avalia sua própria jornada recebendo dicas de como se atualizar para consolidar a carreira.

A necessidade de desenvolvimento de competências em tecnologia surge a partir de um levantamento detalhado e personalizado. Com uma visão clara sobre a realidade que envolve a tecnologia e suas aplicações, o mentor consegue, com o mentorado, criar um plano de melhorias.

Se o objetivo for se especializar em IA, por exemplo, os conselhos e dicas do mentor são de grande importância para não perder tempo e acelerar a carreira com uma aprendizagem focada na aplicação.

Quais os recursos e programas de mentoria disponíveis?

O conhecimento sobre as aplicações, soluções e ferramentas emergentes pode ser adquirido de forma mais rápida e prática. Além de contar com o suporte de um mentor, o mercado oferece bons recursos de aprendizado.

De modo geral, para os profissionais já formados que estão em busca de aprimorar ou complementar suas competências em tecnologia, as plataformas de aprendizagem online oferecem um vasto conteúdo teórico e prático.

O aprendizado contínuo tem um papel fundamental na vida de um profissional de TI, considerando as frequentes mudanças e surgimento de novas soluções. Vale salientar que essas mudanças podem originar do mercado ou do comportamento do consumidor.

Além de saber sobre as linguagens de programação, o profissional deve estar antenado sobre as tendências. Durante o desenvolvimento de competências em tecnologia, o contato com outros profissionais da área promove uma efervescência e absorção natural de conhecimento.

Histórias de sucesso e trajetórias de carreira inspiradoras

A carreira em TI é resultado de dedicação e empenho individual, já que um profissional dessa área nunca para de estudar e aprimorar seus conhecimentos. Todos os dias, uma informação nova é lançada sobre descobertas e experimentos usando aplicações e soluções tecnológicas.

Uma das melhores formas de se manter bem informado é acompanhar outros profissionais de destaque, seja por suas trajetórias de sucesso, seja pelas contribuições em produtos e serviços que deram certo usando novas tecnologias.

Em plataformas como o LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo, encontram-se grandes empresas e profissionais de áreas diversas. Por lá, entre publicações, fóruns e eventos, muitas experiências são transmitidas e compartilhadas para enriquecer a bagagem.

As histórias repletas de descobertas, superação e reformulação servem de inspiração para profissionais que desejam dar um upgrade na carreira. Exemplos que ajudam a sair da zona de conforto e se aventurar em novos desafios.

O desenvolvimento de competência em tecnologia é uma obrigatoriedade para quem não quer ficar parado à espera da informação ou de uma oportunidade. Afinal, o conhecimento obsoleto, cedo ou tarde, se tornará improdutivo e descartável.

Se você gostou deste post e está em busca de mais conhecimento para impulsionar sua carreira em TI, aproveite para entender o papel dos profissionais em um cenário dominado pela IA!

 

Veja também:
Blog Escallo | Revolucione sua área de atendimento ao cliente Eleve a qualidade do seu atendimento com os conteúdos elaborados por nossa equipe de especialistas, estrategicamente projetados para impulsionar o seu atendimento. Acompanhe nossos conteúdos e revolucione seu negócio!

Sumário

Compartilhe

Assine a nossa newsletter.

Receba conteúdos e novidades do nosso blog gratuitamente.
Obrigado(a) por se inscrever em nossa newsletter! 😍
Prometemos enviar apenas o melhor conteúdo e manter você informado(a) sobre as últimas novidades.

Compartilhe

Assine a nossa newsletter.

Receba conteúdos e novidades do nosso blog gratuitamente.
Obrigado(a) por se inscrever em nossa newsletter! 😍
Prometemos enviar apenas o melhor conteúdo e manter você informado(a) sobre as últimas novidades.

Artigos

relacionados

Confira, neste post, sobre os rumos da Inteligência Artificial no futuro e como as empresas devem se posicionar diante das discussões sobre o poder de construção ou destruição da aplicação em relação à inteligência humana!